Todos esses momentos foram de grande emoção, não é?! Seu coração, com certeza, devia estar acelerado, suas mãos, talvez, estivessem frias, você devia estar com uma alegria contagiante e disposto a tudo para viver esse grande momento que se iniciava...
Parei pra pensar em como as coisas no início são tão prazerosas, mas conforme o tempo vai passando, elas vão se tornando “normais”. Aquele homem (mulher) maravilhoso (a) que nos casamos, vai se transformando, e com isso vêm brigas, discussões, insatisfações... Aquele curso dos nossos sonhos vai se tornando cansativo, e nos pegamos ansiosos por ter nosso diploma em mãos o quanto antes... Aquele bebê encantador que seria capaz de nos fazer abrir mão de TUDO só para tê-lo, por mais uma hora, em nossos braços, passa a nos dar muito trabalho, nos deixa exaustos, e acaba sendo mais fácil abrir mão de um tempo com ele para corrermos atrás de nossos sonhos e desejos.
Mas, o que será que mudou? Será que tudo muda ou é algo dentro de nós que muda? A Bíblia fala sobre isso!!! Em Apocalipse, João escreve recomendações às igrejas, e para a Igreja de Éfeso, ele escreveu: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o primeiro amor.” Apocalipse 2:4
Deus conhece bem o ser que ELE próprio criou, por isso sabe que quando estamos vivendo o “primeiro amor”, nós nos dedicamos e nos entregamos muito mais. E foi por isso que ELE exortou a igreja de Éfeso, ELE queria aquela mesma paixão, mesma dedicação, mesmo coração acelerado de quando o amor estava no início.
Hoje, não é minha intenção falar do seu amor para com o seu marido (esposa) ou para com seu filho, nem tão pouco sobre seus estudos. Queria que entendessem a essência do “primeiro amor”, e foi por isso que pedi que recordassem desses momentos, pois sei que são momentos importantes na vida de qualquer pessoa. Hoje, Deus quer que façamos uma reflexão sobre o nosso amor para com ELE!
Jesus morreu por você! Quantas vezes escutamos isso? Quantas vezes falamos isso? Muitas! Parece muito familiar pra nós! Quem não sabe que Jesus morreu por nós?! É tão falado, que se tornou “NORMAL”. MAS NÃO É!!! Ele sofreu o que eu e você deveríamos ter sofrido, ele morreu a morte que era nossa, para que hoje pudéssemos viver! Só que além disso, tem outro detalhe importantíssimo: ELE não é qualquer um, ELE é o nosso REI, um Rei sem pecado algum. Você já viu algum rei, governante, ou qualquer outro líder que seja, morrer pelos seus liderados? O nosso Rei Jesus sofreu pelas suas criaturas, tem lógica algo assim???
Por que nosso amor esfriou? Por que é mais fácil estar cansado e ficar em casa do que enfrentar nosso cansaço para ir à casa do nosso Rei? Do nosso Amado? Por que é mais fácil lutar pelos nossos desejos e sonhos do que abrir mão deles para obedecer a vontade daquele que abriu mão da sua vida, do seu trono e aceitou ser humilhado, desprezado, agredido, maltratado, cuspido, crucificado e morto pra que eu e você pudéssemos viver? "E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas." (Marcos 14:65) Por que insistimos em ter tempo pra todas as coisas que nos agradam, mas para “escutarmos” (meditarmos) o que Ele tem pra nos dizer é aquele tempo corrido, muitas vezes sem qualidade? Porque amamos ligar para amigos, visitar amigos, ficar conversando horas com eles, mas para orarmos, se passamos mais de 5 minutos, já nos dá sono?
É hora de voltarmos ao “primeiro amor”! É hora de amarmos o Senhor com todo o nosso ser!
Abraão estava disposto a sacrificar seu bem mais precioso, seu filho Isaque, por amor e obediência a Deus.
“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.... Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.” Gênesis 22:1-3,6-13
Com certeza o que Deus quer de nós é bem mais fácil do que o que foi pedido a Abraão, não?! Por que é tão difícil abrir mão de nossos direitos, dos nossos sonhos, de emprego, de estudos, de status, do nosso orgulho, por amor e obediência a Deus?
Deus conhece os desejos do nosso coração. Ele sabe o que tanto sonhamos e queremos, mas ELE sabe o que é melhor pra nós! Ele promete satisfazer os desejos do nosso coração se nós o buscarmos.
“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá...” Salmos 37:4-5
Vale à pena realizar nossos sonhos e planos, ter nossa conta cheia de dinheiro (ou pelo menos azul no final do mês), colocarmos nossas opiniões e vontades em qualquer situação e ter nossa vida longe da vontade do Senhor? Ter tudo isso e ter nossa família no inferno?
Me lembrei de uma música que escutava muito na minha infância, que ela seja a nossa oração.
PRIMEIRO AMOR
QUERO VOLTAR AO INÍCIO DE TUDO
ENCONTRAR-ME CONTIGO, SENHOR
QUERO REVER MEUS CO NCEITOS E VALORES
EU QUERO RECONSTRUIR
VOU REGRESSAR AO CAMINHO
VOU VER AS PRIMEIRAS OBRAS, SENHOR
EU ME ARREPENDO, SENHOR
EU QUERO VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR
EU QUERO VOLTAR A DEUS!
Eu quero voltar ao primeiro amor... Quero amar a Deus como no início! Quero me entregar totalmente a ELE, obedecê-lo independente da situação. Sei que não é fácil, mas tenho plena certeza de que nunca estarei só!
“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Josué 1:9
Que você também possa viver, diariamente, o primeiro amor ao Senhor!